top of page

Trump sai em defesa de Bolsonaro e denuncia perseguição política: "Caça ás bruxas", "Deixem ele em paz"

  • Redação
  • 9 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou suas redes sociais para se manifestar em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem enfrentado uma série de acusações no Brasil. Trump classificou a situação como uma clara perseguição política, comparável a uma "caça às bruxas", e pediu que deixem Bolsonaro em paz.


A manifestação de apoio de Trump ocorre em meio a um cenário em que o Supremo Tribunal Federal (STF), por meio da Primeira Turma, decidiu transformar Bolsonaro e outros oito nomes ligados a ele em réus por suposta tentativa de golpe em 2022.


O apoio de Trump também surge em um momento emblemático: um tribunal da Flórida autorizou recentemente a emissão de uma nova citação contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, após uma ação movida pela plataforma Rumble e pela Trump Media, empresa do ex-presidente americano.


As empresas acusam Moraes de violar a Primeira Emenda da Constituição dos EUA — que assegura a liberdade de expressão — ao impor a remoção de perfis de influenciadores conservadores brasileiros em plataformas digitais. De acordo com os documentos apresentados, tais ordens representam uma afronta à legislação americana, já que a liberdade de expressão é protegida em solo norte-americano, inclusive para estrangeiros e opositores políticos que buscam abrigo contra regimes autoritários.


A denúncia aponta para o uso indevido do poder judicial brasileiro para censurar, perseguir e constranger quem ousa discordar da narrativa dominante, em especial aqueles que defendem valores como liberdade, soberania e família.

Para muitos a manifestação de Trump reforça o alerta global sobre o avanço do autoritarismo judicial no Brasil, e reacende o debate sobre os limites da atuação de ministros do STF e a urgência de mecanismos de contenção a possíveis abusos.

 
 
 

Comentários


bottom of page