'Nem com 81 assinaturas pauto o impeachment de ministro do STF' diz Alcolumbre
- Redação
- 7 de ago. de 2025
- 1 min de leitura

Em mais um episódio que escancara o distanciamento entre o Congresso e a população, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou que não irá pautar o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, mesmo que haja apoio maciço dos senadores.
Durante reunião com líderes da base e da oposição, Alcolumbre declarou, em tom ríspido:
“Nem com 81 assinaturas eu pauto o impeachment de ministro do STF para votar.”
A frase, revelada pela Coluna do Estadão, gerou revolta entre parlamentares que defendem a responsabilização de membros do Supremo por excessos e abusos de autoridade — uma pauta recorrente entre os conservadores e defensores da Constituição.
A recusa ocorre mesmo após senadores da oposição, majoritariamente aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, reunirem as 41 assinaturas necessárias para dar andamento ao processo. A postura de Alcolumbre representa um duro golpe na expectativa daqueles que cobram equilíbrio e respeito à separação dos Poderes.
O senador Carlos Portinho (PL-RJ), voz firme da direita no Senado, reagiu comparando o cenário ao impeachment de Dilma Rousseff:
“Uma coisa de cada vez. Agora temos as 41 assinaturas. Depois, buscaremos 54 votos. Vamos comemorar a vitória de hoje”, afirmou, sinalizando que a mobilização em defesa da democracia e do Estado de Direito continuará.






Comentários