Na COP28, Lula afirmar ter reduzido "drasticamente o desmatamento" da Amazônia
- Eduarda Bueno
- 1 de dez. de 2023
- 1 min de leitura
Lula omite impacto das queimadas e devastação no cerrado em discurso na COP28

No discurso proferido na abertura da COP28 em Dubai, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ter reduzido "drasticamente" o desmatamento na Amazônia, prometendo zerá-lo até 2030. Entretanto, o líder petista omitiu a devastação causada pelas queimadas e pelo recorde de destruição no cerrado, outro bioma brasileiro.
Lula defendeu suas ações ambientais, destacando um plano de transformação ecológica para impulsionar a industrialização verde, agricultura de baixo carbono e bioeconomia. Porém, não fez menção às queimadas e à destruição no cerrado em seu discurso.
O presidente também atribuiu eventos climáticos extremos, como o calor na Amazônia e as tempestades no Sul do Brasil, às mudanças climáticas. Ele criticou acordos climáticos não cumpridos por outros governantes, enfatizando a necessidade de ações concretas no combate às emissões de carbono.
Além disso, Lula expressou descontentamento com a ONU, acusando-a de incapacidade para conter conflitos e apontando falhas na implementação de acordos climáticos. A COP28, que começou em 30 de novembro, deve se estender por cerca de duas semanas.






Comentários