Ministro de Lula é denunciado ao STF por esquema de emendas na cidade administrada por sua irmã
- Redação
- 8 de abr. de 2025
- 1 min de leitura

A Procuradoria-Geral da República denunciou ao Supremo Tribunal Federal o ministro das Comunicações do governo Lula, Juscelino Filho, por suspeita de envolvimento em esquema de desvio de verbas públicas. Os fatos dizem respeito à destinação de emendas parlamentares quando Juscelino ainda era deputado federal, beneficiando diretamente o município de Vitorino Freire (MA), administrado por sua irmã à época.
A denúncia foi encaminhada ao ministro relator do caso, Flávio Dino, ex-ministro do governo petista, o que levanta dúvidas sobre a imparcialidade da condução do processo. Dino deverá decidir se acata ou não a denúncia, o que transformaria Juscelino em réu no STF.
A defesa do ministro nega qualquer irregularidade e alega que o parlamentar apenas indicou emendas, responsabilidade constitucional de todo deputado. Segundo seus advogados, a execução e fiscalização dos recursos cabem exclusivamente ao Executivo local. Juscelino reafirma sua inocência e afirma confiar na Justiça.
Apesar da gravidade das acusações, o Palácio do Planalto ainda não se pronunciou. O presidente Lula, no entanto, já havia defendido publicamente o ministro em outro episódio polêmico, afirmando que é preciso esperar o desfecho dos processos judiciais.






Comentários