top of page

Bolsonaro vira réu com unanimidade dos votos na 1ª Turma do STF

  • Editor
  • 26 de mar. de 2025
  • 1 min de leitura

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, de forma unânime, transformar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete acusados em réus, em um processo que levanta preocupações sobre o uso da Justiça para fins políticos. Entre os acusados estão os ex-ministros Braga Netto e Anderson Torres.


A decisão foi tomada pela Primeira Turma do STF nesta quarta-feira (26), com os cinco ministros aceitando a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Os votos favoráveis ao processo vieram dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. Agora, os acusados terão que responder a um processo criminal, em mais um capítulo da intensa ofensiva judicial contra o ex-presidente e seus aliados.



A PGR argumenta que os oito acusados fariam parte de um suposto "núcleo crucial" de um plano de ruptura institucional. No entanto, para apoiadores de Bolsonaro e especialistas independentes, a acusação é vista como parte de uma escalada autoritária do Judiciário contra opositores políticos, evidenciando a seletividade no tratamento de diferentes grupos ideológicos no Brasil.

 
 
 

Comentários


bottom of page