STF custa mais que a Família Real Britânica: Veja relatórios
- Nathy Souza

- 25 de fev. de 2025
- 1 min de leitura

O orçamento do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2024 chegou a impressionantes R$ 897,6 milhões, superando em 39% os gastos da Família Real Britânica, que consumiu R$ 645,1 milhões dos cofres do Reino Unido no último ano. A comparação expõe o alto custo da Suprema Corte brasileira e levanta questionamentos sobre a eficiência da gestão dos recursos públicos.
A discrepância se torna ainda mais evidente quando se observa o número de funcionários: enquanto o STF mantém cerca de 1,2 mil servidores para atender 11 ministros, a monarquia britânica opera com um número semelhante — 1,1 mil funcionários — para gerenciar toda a sua estrutura. segundo levantamento do site Business Insider
Além disso, os gastos com pessoal continuam sendo a maior fatia do orçamento do STF, representando 59% do total apenas em 2023.Eis a íntegra (PDF – 23 MB)
Os dados de Orçamento da realeza britânica estão disponíveis no site oficial da monarquia. Eis a íntegra do último relatório (PDF – 50 MB), com os dados de 2023 e 2024.
Diante desse cenário, fica evidente a necessidade de uma maior transparência e responsabilidade no uso do dinheiro público, especialmente em um momento em que o Brasil enfrenta desafios econômicos e a população sofre com a alta carga tributária.
O presidente do STF, Roberto Barroso, tem rebatido as críticas ao custo do Judiciário. Na 1ª sessão plenária de 2025, o ministro disse que alguns questionamentos são “justos”, mas há outros que “são fruto de uma incompreensão do sistema da Justiça”.






Comentários