top of page

EUA colocam Brasil e África do Sul em lista de observação sobre tráfico de pessoas

  • Redação
  • 30 de set.
  • 1 min de leitura
ree

O Departamento de Estado dos Estados Unidos incluiu o Brasil e a África do Sul em sua lista de monitoramento de países sob suspeita de falhas no combate ao tráfico humano. A decisão consta no relatório anual Trafficking in Persons, divulgado na última segunda-feira (29.set.2025), com atraso de quase três meses em razão de mudanças na equipe responsável pela publicação.


No caso brasileiro, o documento transferiu o país para a “Lista de Vigilância Nível 2”, indicando que não houve avanços consistentes nas ações contra o tráfico sexual e o trabalho forçado. Segundo os dados, o governo reduziu o número de investigações e processos relacionados ao tema em comparação com anos anteriores.


Já em relação à África do Sul, o relatório aponta algumas iniciativas positivas, como a criação da primeira força-tarefa subprovincial e o aumento no número de condenações de traficantes. No entanto, também registra falhas importantes, como a identificação de menos vítimas e a queda no volume de investigações e ações judiciais.

ree

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, comentou o tema em publicação na rede X (antigo Twitter). “O tráfico humano é um crime devastador que fortalece organizações criminosas transnacionais e regimes hostis aos valores democráticos”, afirmou.

Comentários


bottom of page