Ditadores da esquerda e Hamas parabenizam Lula pela eleição
- jornaldadireitaofi
- 3 de nov. de 2022
- 3 min de leitura
Maduro da Venezuela e Miguel Díaz-Canel de Cuba e até Daniel Ortega comemoraram o retorno do PT ao poder

Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciar o resultado do segundo turno das eleições de 2022 e declarar a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, ditadores da esquerda e o movimento islamista palestino HAMAS vieram a público para parabenizar o petista.
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou em suas redes sociais que comemora "a vitória do povo brasileiro" com a eleição de Lula.
“Comemoramos a vitória do povo brasileiro, que neste 30 de outubro, elegeu Lula como seu novo presidente. Viva os povos determinados a serem livres, soberanos e independentes! Hoje no Brasil a democracia triunfou. Parabéns Luana! Um grande abraço”, disse o ditador.
O substituto de Fidel e Raúl Castro, Miguel Díaz-Canel, ditador de Cuba, também se pronunciou.
“Lula Presidente 2022. Cuba parabeniza você, caro colega. Eles atrasaram sua vitória com métodos hediondos, mas não conseguiram impedir que você vencesse com o voto do povo. Retorne Lula , retorne o PT Brasil , a justiça social retornará”, disse Díaz-Canel.
Entre outras autoridades da esquerda que parabenizaram Lula estão o presidente do Chile, Gabriel Boric, Gustavo Petro da Colômbia e o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau. Trudeau, que criou uma ditadura do lookdown no Canadá durante a pandemia, chegou a afirmar que está “ansioso para trabalhar" com o petista.
O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales e o atual, Luis Arce também exaltaram a vitória de Lula.
“Muitos parabéns irmão de alma Lula por ser eleito pela 3a vez presidente da #Brasil. Temos certeza que voltará a trabalhar pelos mais pobres e restabelecerá a dignidade e soberania do seu país nas suas relações externas. A Pátria Grande te abraça irmão”, publicou Evo.
“Parabéns irmão @lulaoficial, presidente eleito da #Brasil! Sua vitória fortalece a democracia e a integração latino-americana. Temos certeza que você levará o povo brasileiro no caminho da paz, progresso e justiça social. Jallalla Brasil”, comemorou Arce.
Além das lideranças socialistas e comunistas, terroristas do Hamas também se pronunciaram sobre a vitória de Lula e revelaram animação com o governo petista.
Basim Naim, membro do grupo considerou a eleição de Lula uma “vitória para todos os povos oprimidos ao redor do mundo”. Em um comunicado, Naim disse que o Hamas “espera que o presidente Lula mitigue todos os efeitos do apoio ilimitado ao estado de ocupação israelense”.
Daniel Ortega, ditador da Nicarágua que tem perseguido cristãos e fechado rádios e TVs no país, também manifestou “alegria” pela vitória de Lula.
Outro líder da esquerda que após os resultados das eleições chegou a vir ao Brasil para se encontrar com Lula, foi Alberto Fernández da Argentina.
“Obrigado por sua generosidade e seu empenho em renovar os laços que nos unem e nos colocar de volta no caminho de uma Grande Pátria Unida para o bem-estar de nossos povos”, disse o presidente argentino em uma de suas publicações.
Durante os governos do PT no Brasil, a Argentina foi um dos países que recebiam financiamento para seus governos de esquerda. Os sinais são de que a cooperação financeira deve voltar a acontecer.
Além disso, os líderes de países como Argentina, Colômbia, Cuba, Nicarágua, Venezuela e Bolívia são membros do Foro de São Paulo, grupo criado em 1990 por Lula e Fidel com o objetivo de criar “caminhos alternativos e autônomos” para ações com respostas além das “tradicionais”. pela visão da esquerda da América Latina e Caribe.






Comentários