Trump afirma que o Brasil está entre os países que buscam "prejudicar os Estados Unidos" e ameaça impor tarifas severas.
- Nathy Souza

- 28 de jan. de 2025
- 1 min de leitura
Presidente dos EUA listou Brasil após citar China e Índia. Trump diz: “Tremendo criador de tarifas”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (27/1) que o Brasil é um “tremendo criador de tarifas”. Durante um discurso em um encontro com republicanos na Flórida, Trump destacou a necessidade de impor tarifas a países que, segundo ele, querem prejudicar os Estados Unidos.
“Vamos colocar tarifas em outros países e pessoas de fora que realmente querem nos prejudicar. Eles querem nos prejudicar, mas eles basicamente querem tornar seu país bom. Olhem o que os outros fazem. A China é um tremendo criador de tarifas e a Índia e o Brasil, tantos países, então não vamos deixar isso acontecer por mais tempo”, disse Trump.
A relação comercial entre Brasil e Estados Unidos é significativa. As exportações brasileiras para os EUA atingiram US$ 19,2 bilhões nos seis primeiros meses de 2024.
Em suma, as declarações de Trump indicam uma possível intensificação do protecionismo comercial dos Estados Unidos, o que pode afetar significativamente a economia brasileira, especialmente em setores dependentes das exportações para o mercado americano.
Trump ainda afirmou que a política econômica externa de seu governo retornará ao passado, quando o país era mais rico. “É hora de os Estados Unidos voltarem para o sistema que nos tornou mais ricos e mais poderosos do que nunca", frisou.






Comentários