Deputada do PT quer obrigar exibição do filme 'Ainda Estou Aqui' nas Escolas
- Nathy Souza

- 10 de fev. de 2025
- 2 min de leitura
As escolas também seriam obrigadas a manter registros das atividades e enviar relatórios anuais para as respectivas secretarias de educação. Caso contrário, poderiam sofrer "sansões administrativas", conforme prevê o projeto.

A deputada federal Delegada Adriana Accorsi (PT-GO) apresentou nesta 6ª feira (7.fev.2025) o PL 338/2025, a proposta que busca obrigar escolas a exibir o filme "Ainda Estou Aqui" tem gerado bastante debate.
O texto foi apresentado à Mesa da Câmara dos Deputados e agora segue para a designação de comissão responsável pela análise.
A iíntegra do PL pode ser acessado no documento PDF de 168 kB abaixo.
“A exibição do filme no ambiente escolar contribuirá para o fortalecimento do pensamento crítico e da consciência social dos estudantes, alinhando-se às diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) sobre educação em direitos humanos, cidadania e ética. Além disso, proporcionará um espaço para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a valorização da diversidade cultural”, afirma a deputada
Se a proposta for sancionada e se tornar lei, as escolas públicas e privadas poderiam ser obrigadas a exibir o filme Ainda Estou Aqui como parte de suas atividades pedagógicas.
Essa exigência afetaria o planejamento curricular de muitas instituições, que precisariam ajustar seus cronogramas para incluir a exibição do filme, além de possíveis debates ou atividades complementares relacionadas ao conteúdo.
A medida também poderia gerar uma série de desafios para as escolas, como a necessidade de adaptar seus recursos didáticos, treinamento de professores para lidar com a temática de forma eficaz e a gestão do tempo de aula, considerando que a implementação de temas como inclusão exige um trabalho pedagógico aprofundado.
A fiscalização sobre a implementação da lei também seria um desafio, já que demandaria acompanhamento e controle por parte das autoridades educacionais.






Comentários