top of page

Corrupção dispara no Brasil e país atinge pior marca em uma década

  • Foto do escritor: Nathy Souza
    Nathy Souza
  • 11 de fev. de 2025
  • 2 min de leitura

Ranking da Transparência Internacional mostra que país está na 107ª posição entre 180 nações; ONG diz que silêncio de Lula sobre o tema e imbróglio de emendas são retrocessos ...



O Brasil registrou, em 2024, sua pior posição no Índice de Percepção da Corrupção (IPC), divulgado nesta terça-feira (11.fev.2025) pela Transparência Internacional. De acordo com a organização, o país caiu para a 107ª posição em um ranking que avalia 180 nações.

O IPC é um indicador baseado na opinião de especialistas e empresários sobre a corrupção no setor público, atribuindo notas de 0 a 100 — quanto maior a nota, melhor a percepção de integridade. O Brasil obteve apenas 34 pontos, refletindo o agravamento da desconfiança na atuação estatal. Vale destacar que o índice não mede corrupção de forma objetiva, mas sim a impressão de determinados setores da sociedade, sem levar em conta a efetividade de investigações ou o comprometimento das instituições no combate a práticas ilícitas.


Em relação a 2023, o Brasil perdeu dois pontos e caiu três posições. O melhor desempenho histórico do país foi registrado em 2012 e 2014, quando obteve 43 pontos e ficou na 69ª posição. A liderança do ranking segue com países como Dinamarca (90 pontos), Finlândia (88) e Singapura (84), enquanto na outra ponta estão nações assoladas por regimes autoritários e falência estatal, como Venezuela (10 pontos) e Sudão do Sul (8).


Leia a íntegra do relatório de transparência (PDF – 15,8 MB)




A Transparência Internacional aponta um suposto "desmonte da luta contra a corrupção", mas o que se vê, na prática, é o fortalecimento do aparelhamento das instituições e a seletividade em investigações, onde agentes públicos são blindados e escândalos envolvendo os atuais governantes não são devidamente apurados. O avanço da impunidade e a falta de independência de órgãos fiscalizadores podem explicar essa piora nos índices de percepção, que refletem um cenário onde o Estado se torna cada vez mais refém de interesses políticos.

 
 
 

Comentários


bottom of page